sexta-feira, 30 de setembro de 2016

TELETUBBIES


Amanhã, na SIC generalista, estreia uma novíssima temporada de "TELETUBBIES"!
Para quem tem bebés em casa, fiquem a saber que não há melhor série televisiva para os entreter. É um produto criado para encantar miúdos até aos 3 anos. No máximo dos máximos, uma criança de 5 ou 6 anos ainda se pode encantar pelos quatro extraterrestres bebés em aventuras e desventuras no nosso Planeta, mas aviso-vos que o consumo da série é proporcional ao crescimento dos miúdos.
Lembro-me de ser Monitor do Serviço de Apoio à Família num Jardim-de-Infância e de ver crianças com 4 anos a rejeitar sentar-se nos "colchões do cinema" para ver os "Teletubbies"... Uma criança com 4 anos tem a perfeita noção de que a linguagem desta série é "para bebés", como ela própria não terá vergonha em "acusar". Ou seja, a frase "Não vejo isso porque isso é para bebés..." pode ser muito normal de ouvir da boca dos seus filhos com mais de 4 anos se os forçar a ver um episódio que seja!
No entanto lembro-me de visualizar uns quantos episódios e aguentá-los todos até ao fim! É um produto televisivo, de facto, muito bem feito!
Para quem nunca ouviu falar destes quatro bonequinhos coloridos (o que eu acho sinceramente muito improvável, uma vez que a série teve um sucesso global nos primeiros anos do século XXI), tratam-se de quatro pequenos extraterrestres, cada um com a sua cor e o seu formato de antena. Cada um tem a sua personalidade e cada um gosta de determinadas coisas e assuntos, sem que nenhum ponha em causa os gostos particulares dos outros três! Além disso, vivem em comunidade. São como uma espécie de Grupo em que todos são iguais, mas todos são diferentes, como se quer na realidade do pré-escolar frequentado pelos nossos próprios filhos.

Vou tentar, em poucas linhas, descrevê-los:

- TINKY WINKY. Parece ser o maior e o mais velho de todos. Tem o pelo roxo e um triângulo invertido na cabeça. Frequentemente transporta uma mala de senhora vermelha nas mãos, o que levou a sociedade a associá-lo rapidamente com a realidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais), uma vez que não se percebe imediatamente qual será o seu sexo. Para uns é um sinal de abertura a estas temáticas, logo desde os primeiros anos de Infância; para outros, será apenas um extraterrestre roxo com gosto por adereços femininos;

- DIPSY. É verde, tem uma antena espetada na vertical e parece ser o mais contestatário dos quatro, uma vez que afirma sempre as suas posições e demarca-se da opinião geral dos outros. Se repararmos bem, tem, na face, uma pele mais escura que os outros, o que pode levar a concluir que os autores terão tentado uma aproximação indireta ao convívio das crianças com a pele negra e os povos afro-americanos;

- LAA-LAA. Aparentemente, pelo nome, pode parecer um ser mais feminino que os outros três; ainda assim continuamos sem ter a certeza do seu sexo, uma vez que ele é perfeitamente indefinido em todas as quatro personagens. Para além de amarelo e com uma antena encaracolada, Laa-Laa é doce, gosta de cantar e dançar e está sempre à procura da proximidade com os outros três. O seu brinquedo preferido é uma saltitante bola de borracha cor-de-laranja.

- PO. É vermelho e tem uma antena circular na ponta que, em tudo, parecem as pequenas varetas dos frasquinhos de fazer bolas de sabão. É o mais pequeno de todos e também o mais brincalhão. Expressa-se também com uma voz adocicada e, dizem os entendidos em pedagogia televisiva, tem um ar mais asiático que os outros, o que pode significar que é chinês e que se expressa com pequenos ditongos em cantonês; daí o seu nome que, em chinês, significa "Alma".

A partir do momento em que vir, acima do horizonte, um Sol do meio-dia radiante, com um bebé a sorrir lá dentro, sabe que está a ver os "TELETUBBIES" e que pode ter a certeza de que está a permitir aos seus pequenotes estarem entretidos e a aprender pequenas noções de linguagem e de vida com estes quatro pequenos seres do Outro Mundo! Bom Sábado! Bons programas de Televisão!

Sem comentários:

Enviar um comentário