segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MINIATURAS

Um dia destes ouvi uma conversa de uma mãe praticamente desesperada à procura de uma miniatura de "Fairy", das Fraldas e do Rolo de Papel da cadeia de supermercados "Lidl"... Fiquei a pensar no assunto e não conseguia entender porque seria a filha a exigir à mãe que lhe trouxesse um detergente para lavar a louça do supermercado, e, ainda por cima, em "miniatura".

De facto, as pequenas peças entregues nas Caixas aos clientes do "Lidl" em troca de, pelo menos, 15 euros em compras, são tão "mini" que cabem numa palma da mão fechada! Tive que confirmar para acreditar e perceber que, na verdade, trata-se de uma coleção inteira de produtos do tamanho dos "Lilliputs" da história do "Gulliver" e que, todos juntos, formam uma autêntica mercearia, com adereços disponíveis para que os miúdos se sintam mesmo a fazer "trocas comerciais" numa lojinha de Bairro com direito a balança para pesar, máquinas registadoras, carrinhos de compras, entre outros...
Depressa, o colecionismo e a exigência destas miniaturas por parte das Crianças, tornou-se uma moda "viral" e os pais, andam em desespero a perguntar aos amigos mais chegados se são clientes do "Lidl" ou se têm algum dos produtos mais difíceis para trocar. É que há muitos clientes que, não tendo filhos ou não sabendo da campanha de promoção da loja, não chegam a levantar as miniaturas a que tem direito se consumirem mais de 15 euros em compras. Ora, não havendo oportunidade de gastar todos os dias tanto dinheiro numa loja só, a solução foi criar, inclusive, um Grupo de "Facebook" para Trocas e até vendas [https://www.facebook.com/groups/1816579818570528/?fref=ts]... A "coisa" está a ter um sucesso tal, que quase se tornou um verdadeiro "mercado negro" de miniaturas. Está a ver aquele "cromo" das Cadernetas que não calha a ninguém e que, muitas das vezes, faz com que uma Caderneta fique incompleta por um que falta? É isto que se está a passar entre os nossos miúdos! É a verdadeira loucura das "Mercearias"! A fazer lembrar aqueles "cromos" raríssimos de jogadores de Basebol que vão até a Leilão a preços exorbitantes nos Estados Unidos da América.
No entanto, não vejo isto como uma "febre" maléfica semelhante ao "Pokémon Go", por exemplo; vejo-o como uma oportunidade de recuperar velhas tradições de brincadeiras em casa, entre irmãos, entre amigos ou envolvendo até os próprios pais. Depois da lojinha toda colecionada, dá prazer "brincar às lojas" como quem brincava "aos médicos" ou "aos professores". A comunicação entre Pais e pequenotes sai reforçada e ganha pontos e retoma-se o espírito tradicional das trocas de notas semelhantes às do "Monopólio", das moedinhas a fingir, dos dedos a carregar nas teclas das registadoras para ter o "gostinho" muito particular de ouvir a gaveta do dinheiro a abrir e a fechar.
Quando era pequeno, lembro-me que tinha um cantinho de Mercearia no meu Jardim-de-Infância e era dos poucos cantinhos da Sala que despertavam o interesse tanto de meninas como de meninos, não "seccionando" os rapazes para o tapete da garagem "Playmobil" e as meninas para a Cozinha dos Tachos e Panelas com fogão e micro-ondas incluídos.

Eu gosto desta moda das "miniaturas"! Que se recupere, e bem, a ARTE de BRINCAR por BRINCAR! Não costumo fazer compras no "Lidl", mas guardarei os meus "mini-produtos" para os oferecer a um "mini-merceeiro" ou "mini-merceeira" mais aflitos, desesperadamente à espera de um pacotinho de bolachas ou de um iogurte grego em ponto "Lilliputiano".

BOAS COMPRAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário