sexta-feira, 7 de outubro de 2016

A HUMANIDADE E AS PRATELEIRAS

Uma amiga minha partilhou uma imagem linda na sua cronologia de "Facebook" com uma criança negra, sorridente e com um brilho sem par no olhar. Não foi a imagem em si que mais me despertou interesse e mexeu com os meus pensamentos... O que mais me chamou a atenção foi a legenda que acompanhava a fotografia e dizia o seguinte: «Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.».

Imediatamente pus-me a filosofar sobre o assunto. Um dos meus graves problemas [ou qualidades, talvez...] é pensar demasiado sobre qualquer assunto aparentemente corriqueiro. Lembrei-me de um documentário que vi há uns tempos sobre a realidade e as torturas que sofrem as crianças albinas que nascem no seio de famílias negras, na África profunda; e apeteceu-me comentar desta forma a imagem, tão linda, partilhada pela minha amiga:

«A questão nem é o facto da pele ser negra; é mesmo o facto da pele ser diferente e pronto! A Humanidade é terrível e tem a mania de seccionar coisas por prateleiras desde tempos imemoriais! No outro dia, vi um documentário sobre crianças albinas em África e fiquei maldisposto o suficiente para uma semana! As crianças nascem com peles brancas no seio de famílias negras e, só porque têm o cabelo louro, olhos claros, pestanas brancas, pele branca são perseguidas por isso... Há bruxos e curandeiros a pagar quantias exorbitantes por um osso de uma criança albina africana. Volta e meia aparecem crianças amputadas, sem mãos, sem pés, sem braços e sem pernas... São raptadas, dão-lhes sumiço e aparecem dias mais tarde num beco qualquer... Sabes o que te digo? Bem fazem os Extraterrestres que nem se aproximam muito ou tentam primeiros contactos! Matávamo-los logo, na primeira hora para fazer experiências científicas! É o Mundinho Terráqueo que temos! ;-(»
Lembrei-me também que há muito, muito tempo que não revejo o filme "E.T., o Extraterrestre" de Steven Spielberg! Acho que estou a precisar!


Sem comentários:

Enviar um comentário